segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Morgan Library







Ultimamente o assunto em NY é um só : crise econômica. Então porque não aproveitar o tema e visitar a Morgan Library localizada na mansão que pertenceu a Pierpont Morgan um dos maiores banqueiros americanos? Para sorte nossa além de saber fazer dinheiro , Morgan sabia usá-lo coletando preciosidades . A biblioteca é de deixar qualquer um impressionado. Sabe a Bíblia de Gutenberg , o primeiro livro impresso no mundo? Esta lá. Manuscritos de Galileu, partituras originais de Mozart e por aí vai. Recentemente a Morgan Library passou por uma reforma geral, projeto belíssimo do italiano Renzo Piano (http://en.wikipedia.org/wiki/Renzo_Piano) que adicionou , de uma forma harmônica, uma área super moderna à estrutura original. Além do acervo a Morgan Library oferece exposições variadas durante o ano todo.

Morgan Library – 225 Madison Avenue ( entre 35th & 36th Streets )

Maiores informações : http://www.themorgan.org/


Um comentário:

  1. Olá Nany,

    Sou estudante de arquitetura e urbanismo da universidade estadual de goiás e estou elaborando um estudo sobre intervenções arquitetônicas e urbanas contemporâneas em edifícios e espaços preexistentes. Em resumo, seria um estudo de reflexão crítica sobre a inserção e o diálogo de obras contemporâneas em espaços e/ou edifícios antigos. Pesquisando, achei um caso específico bem interessante, que é o anexo feito na Morgan Library e Museum. Este anexo foi feito por Renzo Piano, e que por sua vez foi elogiado, no ponto de vista da discussão intelectual. Contudo, gostaria de saber como é a realidade dos moradores de NY, como eles apreciam esta intervenção, se este novo edifício se insere bem dentro da cidade, ou se ele constitui uma barreira que antes não existia? Pois antes da construção do anexo, me parece que lá era um espaço vazio e proporcionava certa permeabilidade de locomoção entre as quadras? Enfim, gostaria de saber como é feita essa conexão entre o novo edifício com o contexto da cidade.

    Estou expondo tudo isso, porque preciso muito de informações de alguém que conheça bem o lugar ou que more em NYC ou já tenha ido ao local.
    Seria possível, se não for incomodá-la, você me passar algumas destas informações?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Isabella Soares (e-mail: egitosoaresisabella@gmail.com)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails