New York, de brasileiro para brasileiro. Este é o lema do 'NY Local Guides', guias em português divididos em categorias que vão de moda à gastronomia, vendidos online a US$1,99. Em um mês e meio, as idealizadoras do projeto já venderam cerca de mil guias.
O material foi cuidadosamente garimpado e editado por quatro brasileiras que moram em Nova York há mais de 15 anos. Elas pretendem desviar os viajantes de lojas que fecharam ou restaurantes que já estão caídos, mas que ainda figuram nas páginas dos guias tradicionais.
Vanessa Fried, 45, estudou cinema e produção, e há 20 habita Nova York. Uma das idealizadoras dos guias, Vanessa conta que a ideia "surgiu da necessidade das pessoas em serem orientadas pela cidade". "Muita gente chegava aqui e dava tudo errado", diz.
Segundo Vanessa, "tem uma quantidade monstruosa de brasileiros indo para Nova York". Ela diz ter observado que os guias tradicionais só falam dos pontos turísticos e são cheios de informações desatualizadas. "Não mostram realmente a Nova York dos insiders".
- Moro aqui há 20 anos. Durante esse tempo, tenho acompanhado muitas pessoas, com muitas perguntas, e vejo como NY tem tanta coisa boa, mas muita roubada também. A cidade se recicla muito rapidamente, e é difícil ficar com o que realmente vale a pena. Queremos fazer os brasileiros se sentirem insiders, locals. Ninguém gosta de ser turista - explica Vanessa.
Para os super-conectados, os guias também podem ser baixados no celular. E para os que gostam de serviços mais do que personalizados, elas também podem ajudar:
- Logo poderão ter o seu Iguide. Cada um monta o seu, de acordo com o que está a fim de fazer. E além de ser um guia sempre atualizado, temos um blog que diariamente vai te dar mais informações sobre descontos, coisas para criança... - conta Vanessa.
As brasileiras também oferecem um serviço que apelidaram de "sob-medida". Para pessoas que queiram uma consultoria de NY, elas atendem a grupos e ainda oferecem motorista. O "sob-medida" serve também para ajudar quem vai morar na 'Big Apple', como é conhecida a cidade.
Até agora, as quatro desbravadoras da megalópole já têm 16 guias disponíveis no site. E prometem mais quatro para o mês que vem. Segundo Vanessa pretendem fazer "Guides por regiões".
"Aquela portinha no Lower East Side, a galeria do Brookly ou o restaurante sem placa que tem na frente", antecipa Vanessa, para depois ressaltar que essas dicas "somente os locais conhecem".
Mas agora essas dicas estão disponíveis para brasileiros no site: http://www.nylocalguides.com/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário